Ocupando as redes: Acampamento Terra Livre 2021
Há 17 anos o mês de abril é marcado pelo Acampamento Terra Livre- ATL, que reúne povos de todo Brasil, na luta pela garantia de seus direitos, fortalecendo ações e compartilhando sabedoria. Esse ano com o tema “NOSSA LUTA AINDA É PELA VIDA. NÃO É APENAS UM VÍRUS”, devido a pandemia, o encontro acontece de forma online.
Não vão nos calar
A irresponsabilidade do governo Bolsonaro em não tratar como prioridade medidas contra o avanço do coronavírus no Brasil, afetaram significativamente os povos indígenas, segundo dados da APIB foram mais de 50 mil indígenas infectados pelo vírus e 163 povos afetados em todo o Brasil.
Os povos indígenas resistem às investidas de destruição desse atual governo, que em meio a pandemia tentam passar diariamente a boiada em cima dos direitos dos povos originários. Algumas dessas investidas são a PL 191/2020 que prevê a mineração, turismo, pecuária, exploração de recursos hídricos e de hidrocarbonetos em terras indígenas. A proposta de Lei tem causado conflitos entre as populações indígenas, como os recentes ataques incentivados por garimpeiros à associação de mulheres indígenas em Jacareacanga-PA, a Associação tem como histórico a luta em defesa dos territórios contra o avanço do garimpo na Terra indígena Munduruku.
No dia 19 de abril a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas organizações regionais em celebração ao Dia da resistência dos povos indígenas, ocuparam o gramado e o Congresso Nacional com faixas e Projeções com mensagens dos povos indígenas do Brasil, reforçando a luta pela vida e em memória daqueles que se foram, vítimas das negligências do governo Jair Bolsonaro.
Foto: Caio Mota
Programação ATL 2021
O Acampamento Terra Livre 2021 segue com programação até o dia 30 de abril, para saber mais, acesse as redes oficiais da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB.
0 comentários