Ocupando as redes: Acampamento Terra Livre 2021

abr 22, 20210 Comentários

Ocupando as redes: Acampamento Terra Livre 2021

Há 17 anos o mês de abril é marcado pelo Acampamento Terra Livre- ATL, que reúne povos de todo Brasil, na luta pela garantia de seus direitos, fortalecendo ações e compartilhando sabedoria. Esse ano com o tema “NOSSA LUTA AINDA É PELA VIDA. NÃO É APENAS UM VÍRUS”, devido a pandemia, o encontro acontece de forma online. 

Não vão nos calar 

A irresponsabilidade do governo Bolsonaro em não tratar como prioridade medidas contra o avanço do coronavírus no Brasil, afetaram significativamente  os povos indígenas, segundo dados da APIB foram mais de 50 mil indígenas infectados pelo vírus e 163 povos afetados em todo o Brasil.

Os povos indígenas resistem às investidas de destruição desse atual governo, que em meio a pandemia tentam passar diariamente a boiada em cima dos direitos dos povos originários. Algumas dessas investidas são a PL 191/2020 que prevê a mineração, turismo, pecuária, exploração de recursos hídricos e de hidrocarbonetos em terras indígenas. A proposta de Lei tem causado conflitos entre as populações indígenas, como os recentes ataques incentivados por garimpeiros à associação de mulheres indígenas em Jacareacanga-PA, a Associação tem como histórico a luta em defesa dos territórios contra o avanço do garimpo na Terra indígena Munduruku.

No dia 19 de abril a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas organizações regionais em celebração ao Dia da resistência dos povos indígenas, ocuparam o gramado e o Congresso Nacional com faixas e Projeções com mensagens dos povos indígenas do Brasil, reforçando a luta pela vida e em memória daqueles que se foram, vítimas das negligências do governo Jair Bolsonaro.

Programação ATL 2021

O Acampamento Terra Livre 2021 segue com programação até o dia 30 de abril, para saber mais, acesse as redes oficiais da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB.  

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019-2020

Proteja Amazônia

 

HOME

Quem somos

Objetivo

Ação

NOSSA ATUAÇÃO

Projeto

Desafio

Visão

Ações

PUBLICAÇÕES

Revista Proteja Amazônia

Revista Fórum Teles Pires 

ECOSSISTEMA

CONECTE-SE

Assine a newsletter

Contato