Em Juara (MT), comunidades Pedreira e Palmital lançam campanha para visibilizar produção de alimentos, bacia leiteira e abundância de água

abr 20, 20220 Comentários

Em Juara (MT), comunidades Pedreira e Palmital lançam campanha para visibilizar produção de alimentos, bacia leiteira e abundância de água

Campanha Pedreira e Palmital Produtiva tem como objetivo destacar o papel das comunidades na economia regional, os seus modos tradicionais de vida e a conservação da biodiversidade presente em todo esse território. Produção de alimentos e água em abundância se destacam.

As comunidades rurais Pedreira e Palmital estão localizadas à margem direita do rio Arinos, distantes 30 quilômetros da cidade de Juara (MT). Em um marco histórico para a população local, a Campanha Pedreira e Palmital Produtiva será lançada no próximo domingo, dia 24 de abril, a partir das 09 horas (horário local), na Comunidade Pedreira. O evento é aberto ao público.

As comunidades são formadas por cerca de 52 famílias com propriedades pequenas e médias, nas quais produzem leite e criam gado de corte. Em média, essas pessoas produzem e comercializam, mensalmente, 80.785 litros de leite. Pedreira e Palmital, juntas, movimentam anualmente cerca de  R$ 6,4 milhões de reais, sendo que 98% desse dinheiro circula no município de Juara, o que contribui para o aquecimento do comércio local, e gera empregos diretos e indiretos. 

Além da produção leiteira, a população rural cria porcos, galinhas, peixes, ovelhas, codornas, angolas, patos e outros. A produção de alimentos também é diversificada: cebolinha, salsa, coentro, pimenta, almeirão, tomate, quiabo, alface, couve, pepino, rúcula, jiló, mandioca, abóbora, batata doce, diversos tipos de feijão, milho, cana, maxixe, pepino, e muito mais. E ainda tem as frutas: laranja, jabuticaba, ingá, pequi, manga, limão, amora, cajá-manga, poncã, cupuaçu, fruta do conde, carambola, coco, abacate, jaca, goiaba, mexerica, mamão, pinha, graviola, jambo, maracujá, banana, bergamota, acerola, melancia e abacaxi.

Toda essa diversidade de alimentos, animais e derivados abastece os supermercados e feiras locais do município. posteriormente, chega às mesas da população juarense. Tudo isso mostra a importância das comunidades para a movimentação da economia municipal.

A 730 quilômetros da capital Cuiabá, o município de Juara é tido como o polo da região do Vale do Arinos e um dos principais do noroeste do estado. Sua extensão territorial é de 21.430 km² e a população, conforme estimativas do  IBGE de 2018, é de 35 mil habitantes.

Para além da forte produção agrícola, Pedreira e Palmital são guardiãs de uma rica biodiversidade, que contribui, por exemplo, para o lazer da população rural e urbana. Confira alguns dados:

Em 42 das propriedades há nascentes de água e, no total, são 142 fontes de água;  E em 28 áreas há iniciativas de recuperação de nascentes;  25 parcelas são banhadas pelo rio Arinos, e outras 38 possuem algum tipo de curso de água. Esses dados mostram o quanto é abundante esse bem comum necessário para a vida, a água.

Ameaça

Inúmeras dessas famílias vivem há mais de 40 anos nas comunidades. No entanto, essas décadas de trabalho e de vida digna estão ameaçadas pela Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira, prevista para ser construída no rio Arinos. 

Se o projeto sair do papel, alagará cerca de 10 mil hectares, o que afetará boa parte da área das comunidades Pedreira e Palmital. Isso geraria um prejuízo incalculável, não apenas para as famílias rurais, mas para toda a cidade de Juara e região, que perderá uma fonte de alimentação, lazer e pesca. 

Mais informações:

Jefferson do Nascimento | Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Mato Grosso: 66 99676-6917

Elvis Marques | assessoria de comunicação: 62 99113-8277

Perfil no InstagramContribuindo para a economia local |  

Reportagem especial da A Lente: Sonhos Alagados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019-2020

Coletivo Proteja

 

HOME

Quem somos

Objetivo

Ação

NOSSA ATUAÇÃO

Projeto

Desafio

Visão

Ações

PUBLICAÇÕES

Revista Proteja Amazônia

Revista Fórum Teles Pires 

ECOSSISTEMA

CONECTE-SE

Assine a newsletter

Contato