Documentário “Não é só uma terra… Nada paga a vida que temos aqui”

mar 17, 20210 Comentários

Documentário “Não é só uma terra… Nada paga a vida que temos aqui”

“Não é só uma terra… Nada paga a vida que temos aqui”

O documentário “Não é só uma terra… Nada paga a vida que temos aqui” conta a história de resistência da comunidade de Taquaril dos Fialhos​ que está situada no município de Licínio de Almeida, na região sudoeste da Bahia, às margens da Serra Geral. Centenária e localizada num vale fértil, Taquaril conta atualmente com 32 famílias, com excelente qualidade de vida, tanto em termos econômicos como socioculturais. Neste território se cultiva frutas, hortaliças, milho, feijão, cana de açúcar, além da criação de animais.

Taquaril dos Fialhos está inserida numa região de transição entre os biomas  Cerrado​ e Caatinga​, com água em abundância e rica biodiversidade. A Serra Geral​, em especial esta região em torno de Taquaril dos Fialhos, denominada Serra do Salto​, abriga várias nascentes e uma bela cachoeira chamada de “Sete Quedas”. Estas águas que caem no Rio do Salto e abastecem a barragem do Truvisco, única fonte de água doce na região, representam a principal fonte de abastecimento para inúmeras comunidades rurais, bem como para os municípios Licínio de Almeida​, Caculé​, Rio Antônio​ e Guajeru​.

Denúncia​ 
Hoje, Taquaril dos Fialhos e a Serra do Salto, com suas nascentes, seu bem maior, estão ameaçados por um projeto da Companhia do Vale do Paramirim, que se estende por 12 mil km². A empresa pretende implantar um novo pólo de exploração mineral, a Província Mineral do Vale do Paramirim. Este projeto, uma vez implantado, acabará com todo o território tradicional, bem como afetará o abastecimento de água de mais de 16 mil famílias dos municípios próximos.

Ajude a proteger a comunidade Taquaril dos Fialhos (BA)

Ajude as famílias e assine a petição: http://change.org/SerradoSalto

Acesse a matéria completa para o Le monde diplomatique Brasil

“A trajetória de luta contra a mineração na comunidade Taquaril dos Fialhos”


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019-2020

Proteja Amazônia

 

HOME

Quem somos

Objetivo

Ação

NOSSA ATUAÇÃO

Projeto

Desafio

Visão

Ações

PUBLICAÇÕES

Revista Proteja Amazônia

Revista Fórum Teles Pires 

ECOSSISTEMA

CONECTE-SE

Assine a newsletter

Contato