Campanha Pedreira e Palmital produtiva: contribuindo para a economia de Juara (MT)

abr 4, 20220 Comentários

Campanha Pedreira e Palmital produtivas: contribuindo para a economia de Juara (MT)

À margem direita do rio Arinos, estão situadas as comunidades rurais Pedreira e Palmital, distantes cerca de 30 quilômetros da cidade de Juara, no estado do Mato Grosso. São propriedades pequenas e médias, constituídas por produtores e produtoras de leite e gado de corte. As famílias trabalham ainda com roças e quintais produtivos, tanques de criação de peixes e criação de suínos e aves.

As duas comunidades, juntas, movimentam anualmente cerca de R$ 6 milhões de reais, sendo que 98% desse dinheiro circula no município, o que contribui para o aquecimento do comércio local, gerando empregos diretos e indiretos. 

A produção de alimentos saudáveis de Pedreira e Palmital abastece os supermercados e feiras locais que, posteriormente, chega às mesas da população juarense. Tudo isso mostra a importância das comunidades para a movimentação da economia municipal.

Inúmeras dessas famílias vivem há mais de 40 anos nas comunidades. No entanto, essas décadas de trabalho e de vida digna estão ameaçadas pela Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira, prevista para ser construída no rio Arinos. 

Se o projeto sair do papel, alagará cerca de 10 mil hectares, o que afetará boa parte da área das comunidades Pedreira e Palmital. Isso geraria um prejuízo incalculável, não apenas para as famílias rurais, mas para toda a cidade de Juara e região, que perderá uma fonte de alimentação, lazer e pesca. 

A 730 quilômetros da capital Cuiabá, o município de Juara é tido como o polo da região do Vale do Arinos e um dos principais do noroeste do estado. Sua extensão territorial é de 21.430 km² e a população, conforme estimativas do IBGE de 2018, é de 35 mil habitantes.A Campanha Pedreira e Palmital tem por objetivo destacar o papel das comunidades na economia regional, os seus modos tradicionais de vida e a conservação da biodiversidade presente em todo esse território.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019-2020

Coletivo Proteja

 

HOME

Quem somos

Objetivo

Ação

NOSSA ATUAÇÃO

Projeto

Desafio

Visão

Ações

PUBLICAÇÕES

Revista Proteja Amazônia

Revista Fórum Teles Pires 

ECOSSISTEMA

CONECTE-SE

Assine a newsletter

Contato